sábado, 24 de outubro de 2015

Uma Direção Sindical cada vez mais distante...



A cada dia que se passa, fica mais visível que a intenção da atual Direção Central do CPERS Sindicato é o distanciamento da base para com o Sindicato.  A manobra da vez, do grupo liderado por Helenir  foi da realização de um  Conselho Geral em Santa Maria. 

Mais uma vez, a voz da categoria foi silenciada pelo peleguismo da ARTSIND/CUT/PT/PCdoB. Fugindo dos companheiros independentes e de outras forças políticas, a DC faz um evento em Santa Maria, de um dia para o outro realiza um evento para decidir os rumos da categoria, 

A Base alijada das decisões, desrespeito à vontade da Assembleia Geral, ataques e ofensas a quem os questiona, esse é o jeito de dirigir o sindicato, colegas? 

Quem não apoia a esquizofrênica gestão de Helenir e seus aliados, o rótulo é o de "fascista", como a diretora Glaci Weber Medeiros chamou quem queria a continuação da greve no dia 11 de setembro.

Reproduzo a pauta publicada no site do CPERS Sindicato

1- Participar da Frente Brasil Popular;
2- Participar da Marcha da CNTE, dia 11 de novembro de 2015, em Brasília;
3- Participar da Marcha da Mulheres Negras, dia 18 de novembro de 2015, em Brasília;
4- Reforçar as Caravanas em Defesa da Educação Pública, respeitando a liberdade do Núcleo em definir a forma e a data;
5- Criar o Coletivo de Igualdade Racial e Combate ao Racismo;
6- Intensificar a ação em conjunto com o Movimento Unificado dos Servidores Estaduais sobre os deputados de cada região do Estado contra os ataques aos serviços e servidores públicos, mantendo a pressão contrária sobre a Assembleia Legislativa em relação aos projetos em tramitação e, com alerta máximo em Porto Alegre, quando houver a votação do PL 206;
7- Manifestar o posicionamento contrário a extinção da Educação Infantil nas Escolas Estaduais;
8- Realizar manifestação por escola/núcleo, no dia 28 de outubro, instituindo como Dia de Denúncia ao Reajuste Zero do governo Sartori;
9- Realizar Moção de Repúdio ao governador José Ivo Sartori e ao presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, em relação a agressão sofrida pelos educadores no dia 22 de setembro na Assembleia Legislativa;
10-  Marcar audiência com a direção do IPE exigindo o pleno atendimento.
Honestamente tem coisas muito interessantes, mas a forma arbitrária, a exclusão dos companheiros é inadmissível. Fazer um evento desses distante de Porto Alegre e na época em que estamos recuperando as aulas de greve, demonstra o caráter golpista desta Direção Central. 
A arrogância e o vitimismo pelas vaiais públicas, demonstram a demagogia e o seu único interesse. A conquista de cargos num "futuro governo do PT no RS". Isso não pode ser jamais esquecido pela categoria.
A   distancia com  a categoria é demonstrada por gestos como estes e tantos outros, como deixar companheiros no saguão do Assembleia Legislativa, sem pressionar o  ingresso de professores nas dependências da "Casa do Povo", isso sem falar  do tal Comando de Greve Unificado que ninguém sabe que faz parte.  Sobre a moção do dia 22, já passou quase um mês e agora é que falam em repúdio aos brigadianos que agrediram professores?  Só não vou rir, pro que uma direção como esta honestamente  em respeito aos colegas que estiveram na linha de frente, coisa que a Direção de Helenir  não tem com a categoria.. No momento que os membros da DC se eximiram e saíram de canto.  Alguns membros sabem é gritar em assembleias do sindicato, com os companheiros de outras forças, mas nunca estão na luta de verdade. 

2 comentários:

  1. Eles queriam aprovar a entrada do CPERS em uma frente de defesa do governo Dilma, que é a Frente Brasil Popular, e sabiam que se fizessem em Porto Alegre iam ser execrados!

    A Frente Brasil Popular foi lançada no RS no dia 29 de setembro, na Assembleia Legislativa, e contou com a presença do coxinha Gabriel Souza (PMDB), hoje um dos principais deputados do governo Sartori e inimigo dos servidores, da população gaúcha e da nossa categoria. No mesmo dia foi aprovado na AL o PPA do governo Sartori, que desobriga o governo de pagar o piso dos professores medida a qual o novo aliado de Helenir, Gabriel Souza, votou favoravelmente! No mesmo dia também nossa categoria foi atacada com a aprovação do PL 169/15.

    ResponderExcluir
  2. Jorrge muito obrigado pelo registro sobre a Frente Popolar Brasil.

    ResponderExcluir