quinta-feira, 7 de novembro de 2019

O canto da sereia das ilusões


Há muito tempo que tenho batido na tecla de que o município precisa debater com mais seriedade a questão do pacto federativo e o estrangulamento da esfera municipal dentro da união. Afinal de contas, vivemos no município!


Mas hoje as discussões nos legislativos municipais em geral, as discussões são rasas e sem a participação da população que muitas vezes desconhece o funcionamento deste poder, que não participa nem das sessões ordinárias.  Aqui em São Leopoldo, enquanto este pacote ataca os municípios, a oposição que não propõe nada a não ser chincanas como a CPI do furto de ração do Canil Municipal, por exemplo. Salvando o parlamento o vereador Juliano Maciel que na última sessão tocou no tema do Pacote do Guedes.

Dormindo em berço esplendido, temos um ataque frontal a autonomia da esfera municipal, através do estrangulamento fiscal do município para mascarar a incompetência da União que  desde que assumiu Bolsonaro teve aumento em despesas como com o cartão corporativo e a tal reestruturação ministerial na prática não reproduz o que o discurso diz de "cortar", pois muitas tetas gordas foram mantidas. A lógica de Bolsonaro é a seguinte: os mais pobres mantém as regalias de Brasília.  E este pacote na prática é isso.

Basicamente este pacote de Paulo Guedes tem como finalidade três intenções no mínimo escusas: a) diminuir ainda mais a presença do Estado no território brasileiro (é como se deixássemos espalhados pela nossa casa queijo e outros alimentos e um neon "Venham Ratos", isso é um chamariz para as milícias; b) interferência direta do Governo Federal e mais centralização de Brasília, indo contra o próprio discurso do presidente que defendia a descentralização administrativa e como em outros momentos, mudou de ideia como muda de partido e c) ao colocar medidas absurdas que depois não serão aprovadas, Bolsonaro irá tentar justificar o seu fracassado desgoverno no Congresso que não o apóia.

Bolsonaro foge a lógica mais  uma vez, para ele quanto mais isolado melhor: ele busca o isolamento em seu partido, isolamento com o Congresso, tudo isso pra justificar os "seus fantasmas" ou os seus "inimigos imaginários".

Este pacote é o canto da sereia daqueles que pensam que Bolsonaro quer um "enxugamento da máquina pública e eficiência fiscal." Na verdade, o que está se propondo é mais um abalo a estrutura ao Estado Brasileiro, pois que o único propósito do Seu Jair é esse: o desmantelo do Brasil e a entrega do país aos seus amigos da milícia e aos EUA.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário